O que é Reiki, qual sua origem e como podemos aplicá-lo no dia a dia?

Para iniciamos o artigo, vamos esclarecer que o Reiki não é uma religião e sim uma filosofia.

É executado através de práticas energéticas e muitas pessoas elevam o Reiki ao seu estilo de vida – mais para frente veremos os princípios do Reiki.

Nós podemos entender o significado da palavra Reiki, explicando para vocês através da divisão das palavras:

Rei – energia universal;

Ki – energia vital.

Com isso, concluímos que o Reiki é uma técnica energética que consiste na canalização da energia vital com a universal, através das mãos.

Mas antes de darmos seguimento ao artigo, vamos dar um passo para trás e conhecermos qual a história do Reiki?

Mikao Usui – Google

História do Reiki

O primeiro nome que escutamos ao iniciar os estudos do Reiki é o de Mikao Usui e será ele, a base para contarmos para vocês como essa prática maravilhosa foi redescoberta.

Mikao Usui em sua juventude, já se animava em estudar práticas de cura, através de exercícios de meditação, concentração e autoconhecimento. Porém, chegou um momento em que o mesmo sentiu a necessidade de se isolar para obter mais conhecimento – pois sentia que ainda faltava maiores esclarecimentos em relação ao seu propósito de vida, e durante 21 dias, ficou meditando no monte Kurama.

Nessa jornada de autoconhecimento e práticas meditativas, Usui redescobriu o Reiki – compilando informações e práticas energéticas que ele teve acesso e pode conectar-se.

Mikao chegou a conclusão que essa energia já existia, mas ainda não tinha o entendimento e a capacidade de se conectar com a energia Reiki. Foi nesse momento que o mesmo decodificou os símbolos realizados até hoje nas práticas do Reiki – Cho ku rei, Sei he ki, Hon sha ze cho nen, Dai koo my o e, Raku.

Após essa jornada de autoconhecimento e redescobrimento do Reiki, Mikao Usui teve o entendimento que seu propósito de vida estava apenas começando. Finalizando esse pequeno retiro, começou a colocar em prática todos os estudos que aprendeu nesse 21 dias e realizando diversas formações – formando pessoas em mestre Reiki, essa prática energética pode ser passada de mestre a mestre, chegando nos dias atuais. 

Vale lembrar que o Reiki foi redescoberto por Mikao Usui no ano de 1922 – ou seja, é uma terapia alternativa super nova.

Mikao Usui trouxe para o Reiki os 5 princípios que transformam essa prática energética em estilo de vida, confira.

Flor Rosa Jardim – Pixabay

Os 5 princípios do Reiki de acordo com Mikao Usui e como podem ser inseridos no nosso dia a dia

Dando continuidade no conteúdo, nós chegamos nos 5 princípios do Reiki, onde nós podemos ter aprendizados para aplicarmos em nossa vida e passar a informação para algum amigo (a) necessitado (a).

  • Só por hoje, não se irrite: o princípio inicial está nos falando para “só por hoje, tenha paciência”;
  • Só por hoje, não se preocupe: podemos aprender com o segundo princípio sobre confiança, ou seja, para que serve a preocupação, se de fato, eu confio?;
  • Honre os mais velhos: o terceiro princípio está totalmente relacionado a respeitar os mais velhos, aos que vieram antes de você e também, a nossa ancestralidade;
  • Ganhe seu sustento honestamente: no quarto princípio, nós temos como reflexão temas relacionados a trabalho – mas não da forma que estamos acostumados e sim, pensando em valores honestos com a gente e com o próximo
  • Honre todos os seres vivos: no último princípio, nós aprendemos que todos os serves vivos – sim, eu disse todos os seres vivos, merecem nosso amor e respeito.
Por falar nos 5 princípios do Reiki, nós temos um conteúdo no nosso canal do Youtube – os 5 princípios do Reiki e como aplicá-lo no dia a dia

Para que serve o Reiki e quais são seus benefícios

Nós poderíamos tranquilamente ficar horas aqui comentando com vocês sobre a utilidade do Reiki e relatando diversos benefícios que essa prática energética nos trás, mas vamos ser breves na explicação, passando a informação que mais tem haver com você.

O Reiki tem diversas funcionalidades, na qual listaremos atividades em que você poderá realizar a auto aplicação ou até mesmo a aplicação da energia Reiki em terceiros – mas aconselhamos realizar sua formação em Reiki, caso queira aplicar o Reiki em alguém.

Nós do Quanto mais Reiki, melhor, temos formações de Reiki nível 1 ao 3 A/B. Para maiores informações, clique aqui e veja como funciona nossos cursos.

Se você estiver se perguntando “como posso aplicar o Reiki, na prática”?  Nós te respondemos agora. Lembrando que você poderá realizar auto aplicação ou aplicar a energia Reiki em terceiros a fim de:

  • Redução da ansiedade;
  • Melhoria do sono – para quem sofre de insônia;
  • Equilíbrio emocional;
  • Redução de toxinas no organismo;
  • Relaxa seu corpo, mente e espírito – para você, que sofre de estresse;
  • Reernegiza seu corpo – realinhamento dos chakras;
  • Entre outras.

Sabendo dos benefícios desta prática energética e filosofia de vida, vamos agora adentrar o corpo sutil, o nosso corpo energético – chamado de Chakra, onde atua o Reiki.

Aplicação do Reiki – Pixabay

Quais são os Chakras e como eles atuam?

O estudo dos Chakras faz parte do estudo do Reiki. Mas talvez você esteja se perguntando “Pessoal, o que é o Chakra?” e nós te respondemos tranquilamente. O Chakra é um centro de energia em nosso corpo. Simples assim. Fácil, né?!

Gostamos de citar a analogia do chakra como uma roda d’água, que permite fluir a energia (a água) em nosso corpo. Um chakra alinhado é um sintoma de saúde.

Traremos à seguir, alguns pontos para clarificar os 7 Chakras principais em nosso corpo. Eles  estão ao longo de nossa coluna vertebral e em nosso estudo, começamos da base – o chakra que está mais conectado com nossa vida aqui na Terra para subir, subir, subir e chegar aos céus, no Chakra ligado com nosso Eu superior.

Lembrando: todos os Chakras são de extrema importância nesta nossa caminhada como seres espirituais, experiênciando uma vida neste lindo planeta Terra, que nos acolhe tão abundantemente.

Chakra básico ou raiz:

Conhecido como Muladhara em sânscrito;

Sua cor é o vermelho – que representa e alinha este chakra;

Seu elemento é a terra;

Seu mantra é LAM.

E a afirmação que podemos repetir para nos conectar com este centro de energia em nosso corpo é : “Eu sou”

Perguntas que podem trazer clareza para a sua relação com este Chakra:

  • Como estão suas concepções sobre a sua segurança?
  • Quais as suas considerações sobre viver neste mundo?
  • Qual o espaço da coragem em seu dia a dia?
  • Como está a sua nutrição?
  • Como está a gestão das suas necessidades vitais?
  • Como estão as suas questões financeiras?
  • E sua ancestralidade, você consegue se perceber honrando quem veio antes para dar finalmente origem à sua vida?
  • Qual o espaço que o elemento terra e a conexão com nossa mãe Gaia, em sua vida?

Agora que aprendemos sobre o Chakra básico, vamos entender e nos aprofundar no Chakra sacro – ou umbilical?

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Chakra sacro ou umbilícal

Conhecido como Svadhisthana em sânscrito;

Laranja é a cor que representa e alinha este Chakra;

Seu elemento é a água. Seu mantra é VAM.

Este Chakra pode estar relacionado com a afirmação “Eu sinto” e ele representa muito do que significa estar no mundo e relacionar-se.

Perguntas que podem trazer clareza para a sua relação com este chakra:

  • Como estão suas relações, consigo e com os outros?
  • Qual o seu nível de entusiamo pela vida?
  • Confio em mim?
  • Estou muito carente?
  • Eu sinto o meu poder de realização?
  • Como posso receber mais entusiasmo com minha vida?

Repita o seu mantra VAM, reflita sobre seus relacionamentos e traga a afirmação “Eu sinto” para o seu dia à dia.

Chakra do plexo solar

Conhecido como Manipura em sânscrito;

Sua cor é o amarelo – que representa e alinha este Chakra;

Seu elemento é o fogo;

Seu mantra é RAM – e pode ser entoado para sintonizar com seu plexo e sua força de vontade.

Nesse momento, nós podemos pensar no sol radiante no céu. Agora podemos pensar – também, no sol dentro do seu corpo. E onde ele se manifesta? No plexo solar!

O terceiro Chakra dentro dos nossos 7 Chakras principais é o plexo solar e ele se localiza entre nosso umbigo e nosso peito. Como uma fagulha de sol dentro de nós, ele nos impulsiona para o “Eu Faço”. Eu exerço meu poder pessoal e obtenho a vida nas próprias mãos.

Além do mais, ele está fortemente conectado com a nossa capacidade de escutar e perceber nossas emoções.

Vamos observar este sol dentro de nós? Trazendo a luz e a alegria de viver para nosso dia à dia?

Está gostando de estudar sobre o Reiki e mais precisamente sobre os Chakras? Vamos ao próximo Chakra?

Alinhando os Chakras através da meditação – Pixabay

Chakra cardíaco

Conhecido como Anahata em sânscrito;

As cores que representam e alinham este chakra são verde e rosa – já iremos ver o por quê;

Seu elemento é o ar;

Seu mantra é YAM e pode ser entoado para sintonizar com este centro energético. O contato visual com a frequência da cor verde  – que conecta com os Chakras inferiores e rosa – que começa a conexão com os Chakras superiores é o que facilita a conexão com esse Chakra, e repetir afirmações de auto amor é outra dica para alinharmos este Chakra.

O equilíbrio entre o dar e receber amor em nossas vidas passa pelo alinhamento deste importante centro energético. Nossa capacidade de exercer o perdão e o amor-próprio, a bondade e a unidade com o todo, são potências deste Chakra.

O Chakra cardíaco se manifesta na região do nosso coração, pulmões, braços, mãos, sistema circulatório e a glândula que ele rege é o timo.

Que tal retirar um momento em seu dia, ir na natureza, subir em uma árvore e sentir o elemento ar enchendo seu pulmão de vida, olhar para os céus e afirmar: Divina presença Eu Sou, manifestar o meu amor incondicional aqui em Gaia! Eu me amo, eu me perdoo, eu cuido de mim! Eu sou amor incondicional em Gaia. Assim é!

Chakra laríngeo

Conhecido como Vishuddha em sânscrito;

A cor que representa e alinha este Chakra é o azul claro;

Seu mantra é HAM;

O elemento que representa o Chakra é o éter – o espaço.

Esse chakra, traz a tona a expressão de si no mundo, autenticidade, comunicação alinhada com seu propósito e percepção de seu propósito aqui na Terra – percepção acerca das distrações que nos responsabilizamos ao não ser autênticos conosco.

Questionamentos que podemos nos fazer ao pensar neste centro energético tão importante para nossa caminhada:

  • Estou me escutando?
  • Estou escutando os demais?
  • Estou sendo autêntico em minha caminhada?
  • Comunico ao mundo sobre minha presença?
  • Quais as responsabilidades eu escolho exercer?
  • Como posso escutar meu propósito e agir conforme ele para melhor experiênciar minha caminhada por este lindo planeta?

Os conhecimentos estão ficando cada vez mais profundos. Está pronto para conhecer o sexto Chakra?

Chakra frontal

Conhecido como Anja do sânscrito.

O azul fica mais escuro neste Chakra e podemos associar o azul do oceano profundo, com este Chakra que abre as portas para nossa percepção interior – as portas para nossa intuição!

Está profundez vai nos trazer o mantra OM para repetirmos junto do exercício diário de alinhamento dos Chakras – seja na sua auto aplicação de Reiki ou outra prática de auto amor.

Nossas capacidades de aprendizado, de conhecimento, liderança, clarividência e outras percepções decorrentes da abertura que nossa intuição permite aflorar.

Eu vejo é a afirmação que podemos repetir: Eu vejo, com meus olhos abertos, com meus olhos fechados, eu simplesmente vejo, me permito ver! Após estudarmos e aprendermos sobre os 6 primeiros Chakras, vamos enfim, chegar no Chakra coronário.

Chakra coronário

Conhecido como Sahasrara do sânscrito;

Sua cor é o violeta;

Seu mantra é AUM.

Chegamos ao chakra que quando bem alinhado nos impede de ver uns aos outros como seres separados. Aqui temos consciência de que somos todos um desenvolvendo contato com o todo, com o divino dentro de nós e percepção da unicidade de que sim, somos todos um!

Assim, podemos afirmar neste Chakra o Eu compreendo. Compreendo que estou profundamente interligado com todos os seres que aqui estão, com a natureza e com absolutamente tudo, inclusive com a presença divina. A expansão da consciência requer consciência –  que inclui tudo e todos, sem julgamentos e com compreensão.

Vamos expandir nossa consciência e alinhar este Chakra? E aí, o que você achou sobre os estudos dos Chakras? Nós entendemos que é muita coisa para assimilar, mas sempre que possível, acesse esse conteúdo para tirar dúvidas e gerar novas reflexões.

Mas antes disso, você está pensando em se tornar Reikiana(o), tem dúvidas sobre a formação e como é uma sessão de Reiki? Continue aqui conosco que respondemos essas dúvidas logo abaixo.

Aplicação do Reiki – Google

Quem pode se tornar Reikiano (a), como se tornar e quais cursos fazer?

Todo ser humano pode se tornar um Reikiano (a). Porém, nós instruímos sempre a realizar sua formação, antes de sair aplicando a energia Reiki por aí, sem o mínimo de instrução e conhecimento sobre a prática – além do mais, levamos a sério essa prática energética. Se você sentir o chamado para estudar o Reiki, convidamos vocês a embarcar nesta linda jornada do despertar.

Todos podem ser Reikianos, basta trazer em seu coração uma fagulha de amor e uma pitada de consciência para iniciar este processo.

Como funciona um curso de Reiki, aqui no Quanto mais Reiki, melhor?

Não há nenhuma contraindicação para realizar o curso de Reiki, porém, é importante ressaltar desde agora, que por se tratar de um processo onde o aluno (a) passará pela sintonização na frequência do Reiki – processo de recebimento dos símbolos do Reiki, muitas energias podem estar movimentando dentro de você!

Alguns alunos sentem está movimentação com muitos bocejos, ou mesmo com o corpo se libertando da energia que não contribui com a expansão de consciência.

Tudo isto faz parte do processo de limpeza energética e é muito bem vindo e necessário para o seu processo de despertar Muitas vezes o processo é bem mais suave, e está tudo certo também! Nós realizamos a formação de Reiki nível 1 ao 3 A/B no formato presencial – somente na suíça e no formato online para todo o mundo. Se quiser saber sobre nosso cronograma de cursos, clique aqui

Como funciona uma sessão de Reiki?

Presencialmente uma sessão pode ser realizada com uma conversa inicial onde o terapeuta traz por meio das palavras ao consciente algum ponto que o cliente esteja disposto a deixar vir.

Este é o momento de utilizarmos uma ficha de anamnése, por exemplo, para anotar alguns pontos  a serem registrados e levados em consideração no próximo encontro. Muitos terapeutas holísticos utilizam a prancha radiestésica Reiki para fazer esta conversa inicial com o auxílio da radiestesia (nós aqui no Quanto mais Reiki, melhor utilizamos esta ferramenta junto da conversa inicial).

Há também quem prefira passar direto para a prática do Reiki e em seguida realizar a conversa! Tudo é possível, você é convidado a experimentar o que traz mais consciência para si e seu cliente.

As sessões online funcionam de mesma maneira – na hora da prática do Reiki, uma meditação guiada é realizada para as questões trazidas na conversa. Em seguida, o envio de Reiki é feito, sendo direcionado a todos os Chakras do cliente.

Temos experiências incríveis com nossas terapias online, convidamos você a experimentar também.

Mas você pode estar se perguntando “poxa, é realmente possível realizarmos a prática do Reiki à distância?”. Nós explicamos para você logo abaixo.

Enviar Reiki à distância, é possível?

Reiki a distância é possível, assim como sinal telefônico e wifi são possíveis.

Energia não reconhece fronteiras e a física quântica explica sua atuação de modo a romper os limites físicos de tempo e espaço, entre o Reikiano (a) e o cliente, a troca áurica entre os corpos acontece mesmo a oceanos de distância.  

O princípio da não localidade quântica, aproxima a física da paranormalidade, e, segundo Wallace Liima, em sua magnifica obra Dê um Salto Quântico na sua Vida:  

Independentemente do local onde estão os elétrons, eles se comportam como se fossem um só. Niels Bohr chamava esse fenômeno de inseparabilidade quântica. As conexões quânticas não locais explicam as curas energéticas a distância tão comum para os praticantes de Reiki, cura reconectiva ou práticas meditativas nas quais você direciona uma intenção de cura para alguém, bem como a telepatia e outros fenómenos que as pessoas costumam chamar de paranormais.

Wallace Liima, pg. 76, 2017.

Interessante o tema, não é?! Porém, vamos trazer outra questão.

Você acha que o Reiki pode ser aplicado somente em seres humanos? Afinal de contas, nós podemos aplicar Reiki nos animais e nas plantas? Vamos descobrir juntos?

Aplicando Reiki em plantas – Pixabay

Podemos aplicar Reiki em plantas e animais?

Reiki em plantas e animais é super recomendado e é totalmente possível. Você irá aplicar o Reiki, da mesma maneira que aplicaria em uma pessoa, ou em você mesmo!

Observe por exemplo, onde estão os Chakras em um cachorro – podemos seguir a mesma lógica da visualização humano, porém por ângulos diferentes.

Caso queira saber mais sobre como aplicar o Reiki nos animais, nós indicamos seguir o perfil da Terapia holística a pet – clique aqui para acessar o Instagram deles

Para as plantas, realize a aplicação do Reiki como sendo a nutrição energética além da nutrição do elemento água, terra etc.

Conclusão

Pudemos entender que o Reiki é uma prática energética, onde não conflita com nenhuma religião – caso você siga uma, pois nós trabalhamos somente com energias.

Através do artigo, entendemos que o Reiki também, um estilo de vida e foi redescoberto por Mikao Usui.

Ao trabalharmos somente com energias e símbolos, temos a oportunidade de ajudarmos um ser humano, animais, plantar, ou seja, todo ser vivo, somente com a imposição das mãos.

Bom, chegamos ao final desse artigo, que nós amamos de paixão, ter desenvolvido para você, que é curioso (a) sobre temas relacionados a práticas energéticas e espiritualidade.

O que você achou sobre os temas abordados? trouxeram mais conhecimento e reflexão para o seu dia?


Somos gratos por você ter nos dado a oportunidade de passarmos conhecimento. Namastê.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube

Saiba também sobre:

Publicado por Julia Fankhauser

Sou a Julia, tenho 26 anos e moro na Suíça, em Friburgo. Me formei em Relações Internacionais no Brasil, em 2017 e resolvi vir continuar meus estudos na Suíça onde realizo um mestrado especializado em ética, responsabilidade e desenvolvimento. Em conjunto aos meus estudos, escolhi viver a filosofia holística e as práticas energéticas como meio de conexão com o sagrado que habita em mim. Iniciando com o Reiki que marca o momento de abertura da conexão energética em minha vida, encontrei a ferramenta de Barras de Access, Sistema Arcturiano de Cura Multidimensional, Thetahealling, aromaterapia e outras tantas possibilidades de conectar com a luz. Hoje ensino Reiki e contribuo com aqueles que escolhem olhar para dentro e expandir para o novo. Seja bem-vindo ao Quanto mais Reiki, melhor. Gratidão, do meu coração para o seu, Julia

Um comentário em “O que é Reiki, qual sua origem e como podemos aplicá-lo no dia a dia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: